Customer Success: O sucesso do cliente é o método de negócios

 em Artigos, Notícias Selecionadas

No Brasil, cada vez mais ouvimos falar em customer success, um processo de gestão de clientes focada em relacionamento, que alinha as metas entre clientes e fornecedores para resultados mutuamente benéficos: uma relação ganha-ganha.

Quando os clientes alcançam os resultados almejados, espera-se o aumento da fidelidade, a ampliação das oportunidades de vendas de produtos e serviços para um mesmo cliente e mais diálogo na hora das negociações.

Em resumo: é preciso assumir que o sucesso do seu negócio está fortemente entrelaçado com o sucesso do seu cliente, trabalhando intensamente nesta direção. O que é preciso para isso ocorrer? Será esta estratégia exclusiva para grandes empresas?

Para uma estratégia de customer success vencedora, é importante que na estrutura da empresa existam pessoas responsáveis para garantir que os clientes alcancem os resultados desejados e ferramentas para organizar os dados e os KPIs – key performance indicators.

Mas, é preciso ir além. É necessário criar uma cultura na empresa de foco real no cliente, pois o sucesso dele é responsabilidade de toda a empresa e não apenas de um único departamento.

Em uma empresa de software, não basta apenas vender a solução ou o uso de uma plataforma.

É fundamental que as pessoas responsáveis pela implantação, manutenção e resoluções dos bugs (porque eles podem ocorrer) estejam comprometidas e participem da jornada do cliente.

Por isso, o customer success é uma mentalidade, que deve engajar a todos da empresa, garantindo que diferentes departamentos trabalhem juntos para oferecer uma experiência perfeita ao cliente.

Por que falar sobre isso? Porque a pessoa que está na linha de frente pode até segurar a insatisfação de um cliente por algum tempo, porém a equipe de desenvolvimento precisa estar mobilizada para corrigir as falhas rapidamente.

Esse é um processo constante de aprendizado, pois as soluções encontradas para um cliente podem ser direcionadas a outros, quebrando os silos, em um ciclo positivo de troca de conhecimento que impacta a experiência e os resultados.

É evidente que a mentalidade de customer success se materializa em uma estratégia proativa, não se restringindo às médias e grandes empresas.

As pequenas empresas também podem implantar esta mentalidade de aprendizado e solução de problemas a partir do feedback dos clientes, mapeando as reclamações mais recorrentes, sempre em busca de melhoria contínua.

Lembrando que, nesse processo, a empresa também deverá entender as razões que levaram os clientes a cancelarem os contratos.

Proatividade, agilidade e retenção dos clientes representam conceitos-chave para uma mentalidade de customer success.

Lembre-se de não ignorar as contribuições que seus clientes fazem no dia a dia, até mesmo em conversas informais.

Quando os clientes contam com um canal para direcionamento de suas demandas, para as resoluções de problemas e identifica que seu fornecedor está sempre aprimorando suas soluções, dificilmente este cliente terá motivos para sair.

Por Ariane Abreu – Diretora Comercial da VCOM Tecnologia

Postagens Recomendadas
Iniciar conversa
1
Vamos conversar?
Olá! Como podemos te ajudar?